segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sobre Projetos ou futuras Comunidade (Opinião Pessoal)

Um dia me perguntaram o que eu achava sobre o surgimento de vários projetos, comunidades enfim? Minha resposta foi acho excelente, porém perigoso! porque, geralmente os movimentos de samba estão em manifesto na periféria , então leva-se cultura, interterimento, lazer, arte dá-se a oportunidade de pessoas apreender mais sobre a real cultura brasileira , derepente surgi interesse de cantar, compôr aprender um instrumento, é fundamental essa interligação ; na minha visão a organização que as Escolas de Samba deveriam ter ou continuar mantendo em algumas escola , as portas aberta pra comunidade, em alguns bairros essa atitute é realizada pelos os primeiramente projetos e de acordo com o fluxo , destaque, e reconhecimento tornam-se as futuras ou hoje as Comunidades de samba , a maioria surgiu com o próposito de integração e isso vem movimentando e criando história em São Paulo.
O que me preocupa particulamente é a qualidade de como essas ações são realizadas , se o alicerce principal será mantido. Assim , como dizia , Chico Xavier: "A casa que muito cresce a paz desaparece", acredito que esse seja o maior desafio das comunidades Mantêr a qualidade musical , interagindo com a sociedade. Na minha sincera compreensão de HOJE, o alicerce pra mim é o SAMBA e quem faz o samba são os SAMBISTAS (em alguns lugares esses sambistas são excelentes músicos, ótimos compositores, bons cantores de samba, em outros são os fundamentais sambistas (sambistas de fé, de alma, da comunidade principalmente , sambsitas de coração) sendo assim, as comunidades que têm a sorte de os sambistas de coração e devoção vinculado com os sambistas bons músicos , não tem como não fluir, porque manterá a qualidade musical com a qualidade da participação e integração da comunidade. Agora o que estraga tudo é que alguns sambistas bons músicos e as vezes nem tão bons assim, não querem só a comunidade vivem criando oportunidade de se destacar fora da comunidade por mérito da comunidade e começa assim as desavenças (alguns acorda, outros se afastam), e os sambistas de coração , querem samba independente de onde ou de quem os faça. Muitas comunidades perdem colaboradores ou se cria novos projetos (futuras talvez comunidades) por causa de falta de dialogo, falta de cumplicidade,incompatibilidade de ideais , por vaidade ou falta de espaço em suas comunidades.
Não é fácil mantêr uma comunidade de verdade: Com uma boa roda de samba , formada por bons músicos e sambistas de coração, frequentada pela própria comunidade, reconhecida por outras do mesmo segmento , considerada por nomes de samba. Não é fácil !
Mas, com a liberdade de expressão e a quebra de monopolio sambistico, muitos projetos surgem do seguinte pensamento: " Você não me deixa tocar do meu jeito no seu Terreiro!?, tá bom, eu crio o meu" e assim , vamos vivendo a 3º fase histórica do samba em SP( se não me engano), segundo a Soraia (pesquisadora, compositora e sambista de alma).
Resumindo: O surgimento de projetos de samba só têm a abrilhantar e unir cada vez mais nós do mundo do samba, porém se não houver uma preocupação de qualidade musical (execução , criação e interpretação) é péssimo, por que: Bom samba sem preocupação social é um bom samba, no máximo uma reunião de sambistas e não uma comunidade, e um projeto com denominação de samba com preocupação social sem ter um bom samba; não é projeto de samba e sim um projeto social que realiza rodas de samba eventulamente.
Observação: O texto é sobre a minha opinião , qualquer semelhança ou identificação é por conta e risco individual de cada um.

Nenhum comentário: