terça-feira, 9 de dezembro de 2008


Ainda moço, com tendência a velhice precoce pelo menos da alma rrsss..... Um mulato bonito, pouco sorridente mais com um sorriso maravilhoso. Alguns o acha sistemático, outros impaciente, outros o máximo eu o acho sem esteriótico popular, é incomum, é ímpar (e eu gosto disto) , és sambista nato , aquele sambista de alma, por ser radical nos confudem com falta de educação , mas convivendo bem de perto acredite é cortez e cavalheiro. Teve um tempo que não lhe via, mas ao ouvia sua forma mais particular de expressão com atenção dedicada e assim passei a endenter, seu lamento, sua tristeza , sua alegria, sua euforia, seu ser mais intimo, passei a enxergá-lo no momento em que te escultei; do momento que entendi que seu som é sua respiração, sua harmonia é sua alma , que sua cuíca é seu corpo e o samba é sua vida. Para mim ouvir a cuíca do Marcio em seus dias de virtuosidade, de luminosidade e prazer é um momento em que todos nós humanos mortais percebemos o quanto é bom viver., o tão bom é a vida , é como é maravilhoso celebrar a vida compreendendo suas dificuldades, entendendo seus enigmas e assim, vibrando a cada ronco de sua cuíca e um pulso a mais no coração de nós amantes do samba verdadeiro.

SALVE MONARCO DA PORTELA


Esse ano , tive uma das maiores realizações (das muitas que ainda desejo) , conhecer e receber a presença do Sr.Monarco na comundade da Tenda, foi um dia incrivel , almoço com convidados , a comunidade enfeitada , tudo lindo , eis que surge ao som do Hino Portelense , um bamba, sinônimo de postura ideal de sambista, meio timido , elegante, nobre, a monarquia do samba, mestre Monarco da Portela que se emocionou com as homenagens à ele prestadas, principalmente o poema cheio de emoção que meu parceiro e vice-presidente Lão Gomes lhe dedicou.
Quando ouvi: " mas , te dar meu amor jamais"... lembrei da minha infância, da sala que tinha tacos e era encerrada todas as sextas-feiras, da vitola tocando Martinho da Vila , cantando: "tudo que quiseres te darei oh! flôr, menos meu amor.... Naquele momento agradeci a Deus por ter permitido esse momento único na minha vida, ver, ouvir a sensibilidade de seu autor. Obrigado Pai!!!
A comunidade em peso, alegre, feliz , em festa, afinal é uma parte da nossa querida Portela, de onde sempre surge uma alegria a mais para o povo, como Zeca, Clara,Paulinho, Agepe, João Nogueira sua maravilhosa Velha Guarda, que todos nós respeitamos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Projeto - Samba delas Herança de Ciata


Homenagem as mulheres no Samba da Vela, março/2008 pisar naquele terreiro depois de uns 5 ou 6 anos sem ir para realmente participar , foi para mim um momento mágico, lembrei de casa alegria que ali tive, das amizades que até hoje tenho , dos momentos de besterol dos meninos, do macarrão do oliveira, de um monte de prato pra ajudar a lavar, da emoção de ouvir "a comunidade chora", enfim foi bacana de mais rever algumas pessoas como cida, mara, e um montão de gente e felicidade de saber que a vela de hoje conta com o talento de mulheres como Ana Elisa, Cida, Vó Suzana, Tia Dita, Soninha (essa já do meu tempo) , Soraia e a integração direta de diversas outras mulheres de olhos brilhantes e sorriso alegre. Não me lembro como, nem em qual momento passei a não ir mais na comunidade, mas sei que meu coração bateu mais forte ao ouvir aquelas palmas , aquela sintonia que me emocionava ainda mais, por estar sendo colaboradora de uma roda feminina, misturada por mulheres da vela, do feitiço de mulher e por nós (eu e Elisa) da tenda; lembrei-me do Espaço feminino que acontecia no Bar Ziriguidum (do Chapinha) (quem tiver curiosidade é só pesquisar) , onde eu, minh airamão, Flávinha, Lúcia e Eliane criamos o Espaço Feminino de Samba, muita gente que hoje tá em destaque em comunidades frequentava nosso samba, era muito bom, aos domingos, quinzenalmete, era ótimo porém esse movimento nascera junto com diversas influências que estavam acontecendo no mundo do samba , e a prioridade de algumas participantes eram divergente da nossa necessidade de união e trabalho. MAs foi tudo muito bom; como tudo gira em torno do tempo, após alguns anos, foi lá que conheci mulheres que hoje integram o Herança de Ciata. Depois da Apresentação da vela, nos apresentamos na Rua do Samba, fizemos uma reunião e decidimos iniciar o Samba d elas Herança de Ciata, que vêem se apresentando pela cidade , levando músicas de autorias próprias e encantando com sua qualidade vocal. Ah! a Flávinha , também voltou...

Voltei


Depois de quase 4 meses olha eu aqui outra vez, hoje quero falar dos últimos acontecimentos que tem me deixado feliz.
O ano está quase acabando e comigo uma forte vontade e expectativa de recomeço começa a surgir bem forte batendo dentro do meu peito. fazendo um balanço sobre 2008 momentaneamente posso dizer que esse ano foi estável, apesar dos diversos e enorme saldo negativos financeiramente , mas estive mais um ano com minha maravilhosa familia, meus amigos, meus sambas, etc... Iniciei novamante um novo projeto musical ao lado de mulheres talentosas, participei do festival SABESP conquistando o 2º lugar ao lado de amigos parceiros musicais, defendendo pela 1ºvez como interprete de música, a Tenda começou a gravar o CD e graças a Deus e a confiança dos meus parceiros de música foram escolhidos 5 samba de minha autoria atraves de votação da diretoria e compositores da comunidade. Conheci muita gente bacana esse ano como: Dussete, as meninas do projeto, a Sandrinha etc..., novas amizades , gente boa., Minha mãe me deu um susto quando ficou internada com Trombose, a véianha é forte, reencontrei gente muito importante da minha vida , como o Alexandre Magno, Mano Heitor, pessoas que não via a 6 ou 8 anos. Descobri que sou querida por um monte de gente e aprendi a aceitar aquelas pessoas que não gostam de mim e assim vou me fortalecendo daqueles que querem me enfraquecer , conquistando meu espaço e afirmando que sou madeira de Lei, sou forte, sou mulher, sou guerreira.